Make your own free website on Tripod.com

Bem-te-vi

O Bem-te-vi é um dos pássaros mais comuns nas cidades brasileiras.

Ave passeriforme da família dos tiranídeos, comum no Brasil. A espécie típica é Pitangus sulphuratus, com peito amarelo e bico comprido e forte.

Dotado de voz estridente, que parece pronunciar com clareza o próprio nome, o bem-te-vi é um dos pássaros mais populares e comuns no Brasil.

A espécie típica, Pitangus sulphuratus, da família dos tiranídeos, distingue-se pelo peito e barriga amarelos, a cabeça negra com faixas brancas e o bico comprido e forte. Mede 22,5cm e tem 54 a 60g de peso. É encontrado do Texas à Argentina e em todo o Brasil. Impressiona por sua vivacidade e ligeireza nos vôos. Em pequenos bandos, persegue comumente outras aves, sobretudo gaviões, que temem enfrentar seus avanços e logo se põem em fuga.

Insetívoro e de fácil adaptação aos meios mais variados, o bem-te-vi sempre descobre novas fontes de alimento. Dado à predação de ninhos de outras espécies, caça marimbondos, formigas e abelhas. À beira-rio, pega pequenos peixes e à beira-mar, vasculha as pedras das áreas de arrebentação para apanhar crustáceos.

Quase do mesmo tamanho e muito parecido com o bem-te-vi comum é o bem-te-vi-de-bico-chato (Megarhynchus pitangua) chamado em Minas Gerais de bem-te-vi-gameleiro. Bem menores, medindo ambos 15cm, são o bem-te-vi-pirata (Legatus leucophaius) e o bem-te-vi-pequeno (Conopias trivirgata). Todas essas espécies têm hábitos migratórios.

Voltar