Curió

Pássaro canoro da família dos fringilídeos (Oryzoborus angolensis), comum do México à Argentina e em todas as regiões brasileiras. Também chamado avinhado.

Admirados por seus recursos canoros, os curiós se distinguem pelo chamado "canto corrido", escala descendente de assobios que compõem uma vocalização única entre os pássaros conhecidos no Brasil. Despertam admiração ainda maior quando não "racham o canto", ou seja, quando não interrompem com chilreios a fluência de suas melodias.

Pássaro da família dos fringilídeos, a mesma de outros afamados cantores como as patativas e os canários, o curió ou avinhado (Oryzoborus angolensis) mede de 13 a 15cm. Ocorre do México à Argentina e em todas as regiões brasileiras. É um dos pássaros mais submetidos ao cativeiro em gaiolas. Livre, freqüenta pântanos e a orla das matas e se alimenta principalmente de sementes de gramíneas e de frutas.

O macho, preto na parte superior do corpo, tem o ventre castanho e branca a parte inferior das asas. Estas podem ou não ter uma mancha branca ou "espelho" de dimensão variável na face superior. A fêmea e os filhotes são pardos, com as partes ventrais mais claras. Na época da procriação, o macho costuma demonstrar grande zelo na defesa do território e do ninho, feito de talos e raízes, situado geralmente perto d'água.

O curió-do-norte (O. angolensis torridus) é uma espécie setentrional, que se distingue da espécie típica pelo bico menos grosso e a cauda mais curta. Ao mesmo gênero pertence ainda o bicudo (O. maximiliani), tão admirado pelo canto quanto o curió.

Voltar