Make your own free website on Tripod.com

Tiê-sangue

Designação genérica de diversos pássaros da família dos traupídeos ou tanagrídeos, todos notáveis pela beleza da plumagem.

Frutívoros, na maior parte das espécies, mas apreciadores também de insetos, em outras, os tiês, pardos ou pardacentos na juventude, adquirem vistoso colorido ao chegar à idade adulta. A plumagem das fêmeas, no entanto, permanece de cor parda ou pardacenta por toda a vida.

Tiê é o nome que se aplica no Brasil a diferentes pássaros da família dos traupídeos ou tanagrídeos (a mesma dos gaturamos, das saíras e dos sanhaços), todos eles notáveis pela beleza da plumagem. Um dos mais conhecidos é o tiê-sangue (Ramphocelus brasilius), que ocorre da Paraíba a Santa Catarina, também chamado tiê-fogo, tapiranga e sangue-de-boi. O macho, de 19cm, tem a plumagem de um vermelho bem vivo, com as asas e a cauda pretas.

De porte análogo é o tiê-da-mata ou tiê-do-mato-grosso (Habia rubica), que ocorre do México ao norte da América do Sul e daí até a Bolívia, Paraguai e Argentina. A plumagem do macho adulto é de um vermelho apagado.

Típico do Sudeste do Brasil é o tiê-preto (Tachyphonus coronatus), de 17cm. Na plumagem do macho, toda negra, apenas o píleo, ou topo da cabeça, é escarlate. Na coloração da fêmea e dos machos jovens, o pardo tende a tons de ferrugem. Já o tiê-galo (Tachyphonus cristatus), de 15,5cm, ocorre sobretudo na Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste. O macho é negro, com píleo escarlate, garganta e uropígio amarelados, e possui na nuca um topete.

Voltar