Make your own free website on Tripod.com

Tordo

Ave passeriforme da família dos turdídeos, com cerca de 300 espécies espalhadas por todos os continentes. Notável pela beleza do canto.

A beleza do canto é uma característica comum ao grande número de variedades de tordos, pássaros encontrados em todos os continentes.

Tordo é a designação comum de aproximadamente 300 diferentes espécies de pássaros canoros da família dos turdídeos, considerada por alguns zoólogos como uma subfamília dos muscicapídeos. Em geral têm o tarso coberto por uma única escama longa, ao invés de várias pequenas. Os tordos têm de 13 a 30 centímetros de comprimento. Sua plumagem não costuma ser brilhante, mas algumas variedades têm manchas de colorido vivo, amarelas, vermelhas ou azuis.

Os tordos são particularmente abundantes na África, e as espécies do norte do continente são migratórias. Todas as espécies alimentam-se de insetos e frutas, e algumas também de caracóis, lesmas e vermes. Os ninhos são abertos, construídos em forma de tijela, e neles as fêmeas põem de três a seis ovos.

No Brasil, a família dos turdídeos tem no sabiá seu representante mais conhecido. Ao todo, estão classificadas no país 14 espécies, entre as quais se distingue, pela beleza melancólica de seu canto, a do sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), com o peito e a barriga de cor vermelho-ferrugem.

Voltar