Tucano

Ave arborícola da família dos ranfastídeos, gênero Ramphastos. A espécie mais comum no Brasil é o tucanuçu ou tucano-boi (R. toco).

Sociáveis e alegres, os tucanos realizam constantes migrações pelas matas -- em especial da Amazônia, onde são abundantes -- à procura das frutas silvestres. Comem coquinhos de palmeiras, cuspindo fora os caroços. Essencialmente frugívoros, nutrem-se eventualmente de insetos (grilos, cupins, cigarras), de pequenas aranhas, morcegos, filhotes e ovos de outras aves.

Tucano é uma ave arborícola pertencente ao gênero Ramphastos, da família dos ranfastídeos, que ocorre do México à Argentina. Há quatro espécies principais no Brasil. O tucanuçu ou tucano-boi (Ramphastos toco), de 56cm, que é o mais comum, tem o bico alaranjado com uma mancha negra na ponta. O tucano-de-papo-branco (R. tucanus), de 55cm, apresenta mesclas de vermelho, amarelo e preto no bico. O tucano-de-bico-verde (R. dicolorus), de 48cm, tem o papo amarelo. No tucano-de-bico-preto (R. vitellinus), de 46cm, o papo, conforme a região, é amarelo ou branco. Cada uma dessas espécies permite a descrição de raças geográficas bem definidas, tendo em vista as muitas variações existentes na exuberante coloração dos tucanos.

O bico enorme, mas leve, poroso e translúcido, cujo comprimento pode exceder às vezes o do próprio corpo, também apresenta variações extremas, seja na estrutura, seja na disposição das cores. Mesmo pelo lado de dentro é revestido de tons berrantes. Outra característica saliente, que os tucanos compartilham com os araçaris e também com os papagaios, são os pés zigodáctilos, com dois dedos para a frente e dois para trás, de modo a facilitar a aderência nos galhos.

Os tucanos aninham-se em ocos de árvores, cavidades em barrancos ou cupinzeiros inativos. Não é raro que se instalem, para a procriação, em ninhos abertos antes por pica-paus. As fêmeas, semelhantes aos machos na aparência, põem de dois a quatro ovos. O período de incubação na espécie R. vitellinus é de 18 dias.

Voltar