Make your own free website on Tripod.com

Uirapuru-verdadeiro

Ave passeriforme da família dos trogloditídeos (Cyphorhinus arada), a mesma das cambaxirras. Típico da Amazônia, notável pelo seu belo canto. Também chamado corneta ou músico.

Composto de uma série de frases curtas, variadas e rápidas, o canto do uirapuru, mais freqüente na época de reprodução, contribuiu para torná-lo personagem de lendas do folclore nortista, que o apontam como portador de boa sorte.

Uirapuru (Cyphorhinus arada, antes Leucolepis modulator), também chamado corneta ou músico, é um pássaro típico da Amazônia, da família dos trogloditídeos, cuja plumagem pardo-avermelhada e bem simples não condiz com a exuberância do canto, de grande beleza. Tem bico forte, pés grandes e, às vezes, nos lados da cabeça, um desenho branco. Mede pouco mais de 12cm de comprimento, alimenta-se de insetos e freqüenta a beira dos descampados, rios ou igarapés.

O nome aplica-se ainda a outros trogloditídeos amazônicos, como o uirapuru-de-peito-branco (Henicorhina leucosticta), o uirapuru-veado (Microcerculus marginatus) e o uirapuru-de-asa-branca (M. bambla). Além desses, são chamados de uirapuru na Amazônia vários pássaros menores, do gênero Pipra da família dos piprídeos, a mesma dos tangarás, que se distinguem, como estes, pela rica coloração da plumagem: é o caso do uirapuru-de-chapéu-azul (Pipra coronata), do uirapuru-estrela (P. serena) e do uirapuru-vermelho (P. aureola).

Voltar